Azevedo & Amoedo Campos - Arquitetura e interiores

Selo atesta protocolos de segurança contra Covid-19 em locais públicos


Selo atesta protocolos de segurança contra Covid-19 em locais públicos

Dentre as diversas normas que asseguram a não disseminação do vírus, são igualmente observadas aquelas atentas às composições espaciais e arquitetônicas dos estabelecimentos
Ciente das dúvidas que surgem em função dos protocolos de recomendações para atividades econômicas durante a pandemia indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dos órgãos estaduais, a Healthy Building Certificate, empresa que desde 2014 realiza certificações de análise às questões de saúde e bem-estar das edificações, criou o selo ‘HBC Covid-19. No prazo de um ano, as autenticações já foram concedidas a mais de 500 estabelecimentos brasileiros e americanos, após rigoroso processo de análise.

 

O selo é uma garantia que as empresas oferecem, comprovando sua preocupação e seu compromisso em proporcionar segurança em suas operações”, afirma Allan Lopes, fundador e diretor global da Healthy Building Certificate, que atua no Brasil e no exterior.

 

Segundo Lopes, a motivação para desenvolver o selo foi pautada sob dois vieses. De um lado, a dificuldade das empresas quanto ao entendimento sobre os protocolos de segurança solicitados pelos órgãos reguladores; do outro, a apreensão mediante o afastamento de seus clientes, quedas de vendas e o compromisso em oferecer as condições adequadas de trabalho e de consumo.

“Enquanto toda a população brasileira não for vacinada, os trabalhadores de serviços presenciais sentem inseguranças, como também os consumidores prorrogam sua presença nos estabelecimentos. Por isso, implementamos nossa experiência para reunir, em um único documento, as medidas indicadas tanto pela Anvisa e pelo Centro de Prevenção e Controle de Doença (CDC), dos Estados Unidos”, relata o diretor.

Os protocolos que regem a conquista do selo HBC Covid-19 são voltados especialmente para lojas do comércio em geral, restaurantes, templos religiosos, escritórios, rede hoteleira, consultórios, estabelecimentos de ensino, entre outros – a certificação compreende desde ambientes com maior complexidade, analisando até mesmo a qualidade do ar presente no ambiente. Após implantar e validar todas as medidas indicadas pela HBC, as empresas adquirem o direito de usar a autenticação pelo período de um ano.

“Em menos de um ano, só no Brasil, já certificamos cerca de 360 empresas que atuam como grandes redes de varejo, hotéis e escritórios”, pontua Marcos Casado, CEO da empresa no Brasil. A certificadora também atua nos Estados Unidos, onde também concedeu o selo para mais de 250 hotéis, além de profissionais que atuam na Ásia e Europa e que trabalham para implementar os mesmos processos.

No contato com as empresas, Allan Lopes e Marcos Casado avaliam que a obtenção do selo conquistou relevância em duas frentes principais. No tocante aos negócios, revela-se como chancela para que os consumidores possam frequentar os ambientes sem medo iminente do contágio. Entretanto, perceberam também que grande parte dos certificados procuraram pela HBC como uma forma de expressar seu compromisso diante do quadro de insegurança instaurado pela Covid-19 no Brasil. “Tivemos um caso de um hotel que, depois de divulgar a conquista do selo, conseguiu elevar o seu número de hóspedes”, relembra Allan Lopes.

Medidas de prevenção

Entre as instruções indicadas pela HBC, estão o treinamento de colaboradores sobre os procedimentos de limpeza, o uso de máscara de proteção durante todo o período de trabalho, a lavagem correta das mãos com água e sabão, por pelo menos vinte segundos (e várias vezes ao dia), a proteção e a limpeza de solas de sapato antes de entrar no ambiente e o uso de lenços descartáveis para a higienização constante de superfícies.

Além disso, a HBC alerta sobre a importância de checagem de aspectos arquitetônicos dos estabelecimentos, como a ventilação natural e da realização periódica de manutenção nos sistemas de ar-condicionado.

 

Parece óbvio, mas para muitos ainda não é. Por se tratar de um vírus que se espalha facilmente, a qualidade do ar é preponderante para não existir o risco de contágio”, complementa Marcos Casado.

Recebendo o Selo HBC Covid-19

Para obter o selo, a empresa auditada precisa seguir rigorosamente um dos três protocolos estabelecidos pela HBC:

 

  1. Protocolo Covid Básico leva em consideração os parâmetros da legislação local e recomendações da Anvisa para limpeza e desinfecção, por meio dos produtos indicados;
  2. Protocolo Covid Plus analisa os parâmetros do protocolo anterior e as estratégias de uso contínuo para tratamento da qualidade do ar;
  3. Protocolo Total Health inclui todos os cuidados do protocolo Covid Plus e analisa questões relacionadas com a iluminação, acústica, campos eletromagnéticos, qualidade da água e do ar, produtos de limpeza, paisagismo e áreas para atividades físicas e convivência do ambiente.

 

A primeira etapa, batizada como Conscientização, engloba o entendimento das necessidades de mudanças, por parte do postulante, para se enquadrar no processo. O próximo passo é o Treinamento, quando os protocolos são estudados e a equipe de limpeza é orientada sobre o modo de operação a ser seguido. A terceira etapa, que encerra o processo, é a Avaliação para entender se todas as medidas promovidas respondem aos rigorosos critérios condicionados ao selo. Para tanto, a Health Healthy Building Certificate analisa toda documentação que engloba a metodologia de certificação.

 

 




Voltar

Comentários

Comentar

Alameda Vital Brasil, 64 - Jardim Aurea, Mogi Mirim - SP | Tel.: (19) 3805.3707